Oficina CEER
 12-03-2014
ANO INTERNACIONAL DA CRISTALOGRAFIA - 2014

​​Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 12 de março de 2014, 14H30

No dia 12 de março de 2014, às 14H30, terá lugar na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a cerimónia de abertura das celebrações do Ano Internacional da Cristalografia, em Portugal. Esta efeméride é dinamizada internacionalmente pela UNESCO e a pela União Internacional de Cristalografia.

Este evento é promovido pela Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com o Comité Português para o Programa Internacional das Geociências da UNESCO (IGCP), o Comité Português Matemática do Planeta Terra e a UTAD, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta cerimónia conta com a participação do representante da UNESCO, Prof. Jean-Paul Ngome Abiaga, e dos representantes das entidades organizadoras.

Conforme Programa em anexo, serão proferidas 5 conferências que versarão sobre a relação entre a Cristalografia e as Ciências Fundamentais (Química, Física, Matemática, Biologia e Geologia).

No decurso desta cerimónia será ainda realizado um tributo a dois iminentes cristalógrafos portugueses, Professora Doutora Maria Ondina Figueiredo e Professor Doutor José Lima-de-Faria, numa iniciativa do Comité Português para o IGCP da UNESCO, ao qual se seguirá a inauguração da Exposição Itinerante “A Cristalografia nas Ciências Fundamentais”.

Contatos:
Comité Português para o IGCP / UTAD:
Prof. Doutor Artur Sá (asa@utad.pt);
http://www.igcp.org.pt/IGCP_Pt/AICr-2014.html
Comissão Nacional da UNESCO:
Dra. Elizabeth Silva (elizabeth.silva@mne.pt)
http://www.unescoportugal.mne.pt

Informações adicionais:
http://www.utad.pt/vPT/Area2/noticias/Paginas/ano_internacional_cristalografia_2014.aspx?lst=1