Oficina CEER
 23-06-2014
LIVRO DE ANTÓNIO PASSOS COELHO É APRESENTADO NA UTAD

Dia 24 de junho, pelas 18 horas, terá lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a apresentação do livro “Caramulo, Crónica Romanceada”, da autoria de António Passos Coelho. A apresentação do livro terá lugar no Auditório de Geociências da UTAD e é aberta a todos os interessados.

Trata-se da reedição da obra que aborda a vida e os sentimentos dos doentes que ocuparam aquela que foi, outrora, a “maior estância de tratamento de doenças pulmonares do país”: a Estância Sanatorial do Caramulo.

O evento conta também com a apresentação pública de um documentário histórico sobre esta estância intitulado “Na Sombra da Encosta” e uma exposição fotográfica, ambos desenvolvidos por quatro alunos dos Cursos de Comunicação e Multimédia, da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD, “inspirados pelo encanto, pela história e pelas memórias daquela estância”.

A Estância Sanatorial do Caramulo foi criada nos anos 20, pelo Dr. Jerónimo de Lacerda, para combater um dos maiores flagelos da sociedade europeia de então, a tuberculose, uma doença infeciosa também conhecida como “tísica pulmonar”, ”peste cinzenta” ou “doença do peito”. Esta foi uma das mais importantes estâncias da Europa, chegando a receber, por ano, perto de 2000 doentes, dando emprego, direta ou indiretamente, a grande parte dos habitantes da região.

Conhecido sobretudo como médico pneumotisiologista, António Passos Coelho dedicou também tempo à atividade política e à escrita. No plano político, exerceu funções de Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real. No plano literário, além de colaboração episódica e dispersa em algumas revistas, conferências e comunicações, publicou dois livros de contos, um livro de poesia e um romance.

Os livros de contos, Gente da Minha Terra e Histórias Selvagens, saíram em primeira edição em 1960 e 1963, respetivamente. O livro de poesia, intitulado Material Humano, saiu em 1997. O romance Caramulo teve a sua primeira edição em 2006.

Fonte: http://www.utad.pt/