Oficina CEER
 04-07-2014
NOBEL DA PAZ DE 2007 ABRE CONGRESSO MUNDIAL NA UMINHO

De 8 a 12 de julho, a Universidade do Minho e a cidade de Guimarães recebem a II World Conference on Environmental History (WCEH), congresso internacional que conta com a participação de mais de 550 investigadores provenientes dos cinco continentes, incluindo alguns dos maiores especialistas ambientais.

Este fórum internacional tem como objetivo a promoção da história ambiental mundial. O WCEH constitui, por isso, uma oportunidade para juntar num único evento investigadores de várias áreas do conhecimento como Ciências Exatas e da Natureza, Engenharia, Arquitetura, História, Economia, Ciências Sociais, entre outros.

O evento conta com a participação de Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da Paz de 2007 e o primeiro palestrante logo após a cerimónia de abertura, na terça-feira pelas 11h00, no Centro Cultural de Vila Flor, com o tema "Aprender com a história para vislumbrar um futuro global sustentável". Nascido no Sri Lanka, o especialista em mudanças climáticas e defensor da educação ambiental é um dos mais conceituados académicos do mundo na área.

Ao organizar e acolher este Congresso, a UMinho dá um sinal de incentivo à estruturação em rede da área de história ambiental em Portugal, a partir do recentemente renovado complexo arqueológico de Couros, situado na cidade de Guimarães, Património Mundial da UNESCO. O site oficial do evento é www.wceh2014.ecum.uminho.pt.

Fonte: www.uminho.pt