Oficina CEER
 15-01-2015
PRIMEIRA SOCIEDADE FILOSÓFICA EURORREGIONAL NASCE NA UMINHO

A Sociedade de Filosofia da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal (SFEGNP), a primeira do género, acaba de nascer na Universidade do Minho. Esta associação científica e filosófica resulta da cooperação consolidada e da convergência de vontades entre professores do Departamento de Filosofia da UMinho e dos Departamentos de Filosofía e Antropoloxía Social e de Lóxica e Filosofía Moral da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Galiza, Espanha.

A SFEGNP quer contribuir para a formação filosófica permanente dos estudantes, licenciados e professores de todos os níveis educativos da eurorregião, bem como promover a investigação e a defesa da filosofia, organizar e apoiar publicações e eventos científicos na área, incentivar projetos com os centros universitários, contribuir para a recolha de um fundo bibliográfico alusivo do noroeste peninsular, além de colaborar com as administrações públicas e sociedades congéneres para o ensino e a promoção pública da filosofia, entre outros aspetos.

A instituição pretende estreitar e aprofundar as relações entre os três departamentos da UMinho e USC em prol do aumento e melhoria da cultura filosófica da eurorregião, salienta João Ribeiro Mendes, primeiro presidente da SFEGNP e também professor da UMinho. Os sócios fundadores são Acílio Rocha, Fernando Machado, João Ribeiro Mendes, José Luís Barreiro, Nel Rial, José Marques Fernandes, Luís Pereira, Manuel Gama, María Xosé Agra, Pedro Martins e Rafael Martínez. As próximas iniciativas que envolvem esta sociedade filosófica são o XI Simpósio Galaico-Português de Filosofia, agendado para março em Braga, e os Encontros de Verão na euro-cidade Valença-Tui.

Fonte: www.uminho.pt