Oficina CEER
 20-01-2015
UMINHO, IPCA E IPVC PARTICIPAM EM PROJECTOS COM A GALIZA

Universidades e institutos politécnicos do Norte de Portugal — entre os quais a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) — vão participar no Iacobus, um programa de intercâmbio da Euro-região Norte de Portugal e Galiza (Espanha), com 52 projectos aprovados, disse ontem fonte Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.

Os projectos portugueses seleccionados são oriundos das universidades do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto, Católica Portuguesa e dos institutos politécnicos do Porto, Viana do Castelo, Bragança, Cávado e Ave, devendo ser implementados entre este mês de Janeiro e 30 de Abril, informou fonte do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), entidade que gere o referido programa Iacobus 2014-2015.

O júri, constituído por uma comissão presidida pelo AECT, seleccionou um total de 119 candidaturas: 52 portuguesas e 67 galegas, um número que superou “as expectativas”, referiu a mesma fonte, acrescentando que estes projectos têm uma dotação orçamental de 100 mil euros. Do total das candidaturas aprovadas estão envolvidos 64 docentes, 24 membros do pessoal de administração e serviços e 31 investigadores de doutoramento e de pós-doutoramento.

As áreas de trabalho dos beneficiários abrangem as Ciências Económicas e Empresariais, Ciências Ambientais e os Recursos Naturais (Agricultura, Florestal e Marítimo), Ciências da Saúde (Farmácia, Química Alimentar), Ciências Sociais (Sociologia e Estudos da Comunicação), Engenharias (Civil, Química, Electrónica), Informática, Direito, Turismo, Ciências da Educação (História, Línguas e Matemática), Belas Artes (Pintura, Teatro) e a Arquitectura.

Os 119 projectos seleccionados fazem parte da segunda convocatória do Iacobus 2014-2015, que terminou dia 5 de Dezembro e cujo objectivo é apoiar o intercâmbio entre docentes, investigadores, pessoal administrativo e de serviços das Instituições de Ensino Superior da Euro-região Galiza-Norte de Portugal.

Nas primeira e segunda convocatórias do Iacobus registaram-se 414 candidaturas e foram seleccionados 237 beneficiários (118 em Julho e 119 em Dezembro de 2014), totalizando um financiamento de cerca de 250 mil euros.
O programa Iacobus é uma iniciativa considerada pioneira e apoiada pela União Europeia, através do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal (POCTEP).

Fonte: http://www.correiodominho.com/