Oficina CEER
 21-07-2015
ALUNOS E INVESTIGADORES DA ECS E ICVS/3B’S DESCOBREM GENE ENVOLVIDO NA REGULAÇÃO DO SONO

Dois alunos da ECS (Dinis Afonso e Daniel Machado), a realizarem presentemente o seu programa MD/PhD na Thomas Jefferson University, fazem parte de uma equipa que descobriu o gene TARANIS. Segundo estes investigadores, este gene é responsável por regular o sono na Drosophila, acreditando-se poder haver um gene similar em mamíferos e, mais concretamente, em humanos.

O trabalho intitulado "TARANIS Functions with Cyclin A and Cdk1 in a Novel Arousal Center to Control Sleep in Drosophila", que tem como primeiro autor o aluno investigador Dinis Afonso, foi publicado na revista Current Biology e teve direito a destaque na revista Time.

Partindo do pressuposto que as moscas têm uma necessidade de dormir semelhante às crianças, esta equipa da Thomas Jefferson University (liderada por Kyunghee Koh) desenvolveu um estudo com cerca de 3000 destas moscas. Nestas foram introduzidas mutações aleatórias e, posteriormente, monitorizada a qualidade do sono. Desta forma, foi possível verificar que moscas com formas anormais do gene TARANIS apenas conseguiam cerca de 25% do seu sono diário; a remoção do mesmo gene, por sua vez, associou-se à inexistência do sono.

Por outro lado, o gene TARANIS trabalha conjuntamente com duas outras proteínas para manter o balanço sono-despertar. Em situações de normalidade, TARANIS e CYCLIN A mantêm em baixo a atividade de uma outra enzima (Cyclin-dependent kinase 1), responsável por manter as moscas acordadas.

Perante esta descoberta, surge a expectativa que estes genes tenham igualmente um papel importante na regulação do sono em mamíferos/humanos e possam, assim, representar alvos terapêuticos para novos fármacos em casos de perturbação do sono.

Fonte: www.uminho.pt