Sampaio da Nóvoa intervém amanhã às 10h45, no auditório do Instituto de Educação, em Braga.
O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho recebe esta terça-feira, dia 18, o seminário “30 Anos da Lei de Bases do Sistema Educativo”, sob o tema “Memórias, Conquistas, Desafios”. A iniciativa tem entrada livre e destaca, às 10h45, a intervenção de António Sampaio da Nóvoa, da Universidade de Lisboa. Um pouco antes, às 10h00, a sessão de abertura conta com o presidente do IE, José Augusto Pacheco, e o diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação da UMinho, Almerindo Janela Afonso.
De tarde, a partir das 14h00, tomam a palavra Licínio Lima (UMinho), Teresa Vasconcelos (Instituto Politécnico de Lisboa), José Alberto Correia (Universidade do Porto), António Teodoro, Jorge Martins (ambos da Universidade Lusófona) e Odete João (deputada do PS). O encerramento, às 17h30, é conduzido por Almerindo Janela Afonso e inclui uma homenagem aos deputados da Assembleia da República (IV Legislatura) pelo círculo eleitoral de Braga.
A Lei nº 46/86 foi o principal instrumento legal publicado no campo da educação na década após o 25 de Abril, ao lançar as bases para a construção da educação escolar e não escolar do Portugal democrático. O IE pretende que este seminário junte investigadores, professores e estudantes para revisitar o contexto de produção daquele texto político, o debate plural sobre as conceções de ser humano, de educação e de sociedade. Pretende também evidenciar as conquistas nos diferentes setores da educação, bem como as descontinuidades das trajetórias marcadas pelo hibridismo das políticas que foram implementadas, e ainda discutir os problemas e desafios que se colocam à educação em Portugal no século XXI.
Programa e imagem alusiva em anexo.
Fonte: www.uminho.pt