Oficina CEER
 12-01-2017
UNIVERSIDADES DO NORTE DE PORTUGAL E DA GALIZA LANÇAM CURSO PIONEIRO CONJUNTO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL

No âmbito da Cátedra Internacional de Responsabilidade Social Corporativa da Eurorregião da Galiza - Norte de Portugal, a Fundação CEER e as Universidades do Minho, Porto, Santiago de Compostela, Trás-os-Montes e Alto Douro e Vigo vão lançar um curso conjunto sobre “Valorização da Responsabilidade Social Corporativa”.

O curso, que decorrerá de fevereiro a julho do corrente ano, contará com a participação de especialistas nesta área das cinco universidades envolvidas, assim como com a colaboração de gestores de grandes empresas e de políticos dos dois países. Contará, em particular, com o envolvimento de especialistas do setor bancário que abordarão a aplicação da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) às suas organizações.

A RSC engloba um compromisso social empresarial relevante em diversas áreas: sustentabilidade, educação, formação e investigação, transparência, gestão responsável dos recursos humanos e fomento do emprego, consumo responsável, respeito pelo meio ambiente, igualdade, etc.

Por outro lado, é largamente reconhecido que a RSC pode incrementar os resultados das organizações. Aliás, os estudos realizados comprovam que quanto maior for a sua dimensão, mais tenderão a estar ativamente comprometidas com ela. Apesar disso, são ainda poucos os executivos que estão a par da investigação que se faz e dos conhecimentos relevantes neste domínio.

Com o objetivo de colmatar esta carência de formação, o curso dirige-se essencialmente a empresários e profissionais interessados em conhecer e especializar-se na área da RSC.

As aulas serão lecionadas em regime semi-presencial, repartindo-se entre sessões on-line e presenciais que terão lugar nas cinco Universidades organizadoras, e que decorrerão ao fim de semana de modo a serem compatíveis com o horário laboral.

No curso serão tratados temas de grande interesse social como a sustentabilidade ambiental das organizações, a comunicação empresarial e a gestão da reputação corporativa, a ética dos negócios, a conceção e implementação de planos estratégicos de RSC, a gestão operacional e estratégica da RSC e a respetiva internacionalização.

O curso, com uma duração total de 600 horas, terá no máximo 25 participantes. Quem desejar pode desde já efetuar a pré-inscrição e solicitar mais informação através dos seguintes endereços eletrónicos: gform@utad.pt e direccion@fceer.org​.

Fonte: www.utad.pt