Oficina CEER
 13-01-2017
SEMANA DA ENGENHARIA DA UMINHO COM MAIS DE MIL OFERTAS DE TRABALHO

Cinquenta empresas estão dia 20 em Guimarães. Programa geral inclui ainda visitas, workshops, debates e diplomas.

Mais de mil vagas de trabalho para jovens engenheiros são apresentadas na próxima sexta-feira na Universidade do Minho, em Guimarães. As propostas vêm de meia centena de empresas, como a Accenture, Altran, Bosch, Continental e Sonae. Pela Escola de Engenharia (EEUM) vão distribuir-se, das 9h00 às 18h00, stands de empresas, sessões paralelas, entrevistas pessoais, ex-alunos de sucesso ou detalhes sobre bolsas e projetos no país e no estrangeiro. A qualificação superior em engenharia e tecnologia é garantia de elevada empregabilidade e de muitas opções, particularmente para recém-graduados, mas o evento também está aberto a quem procura novos desafios profissionais.

Para quem está a (re)começar a carreira, ou não decidiu que ramo seguir nas diversas engenharias, ou então quer prosseguir para mestrado ou doutoramento, esta iniciativa pode fazer a diferença, permitindo por exemplo conversar de perto com as melhores instituições da área e esclarecer dúvidas com os próprios intervenientes. Os recrutadores, atentos aos perfis de formação mais cobiçados e às tendências do mercado global, não quiseram ficar de fora. Está assegurada uma presença transversal de empresas nacionais e estrangeiras, de pequena e grande dimensão, dos serviços às diferentes indústrias, da inovação à melhoria de processos.

O evento insere-se na Semana da EEUM, que decorre entre os dias 16 e 21, no campus de Azurém, e tem o tema “Escola ↔ Região”, revelando como o crescimento económico e a competitividade nacional, em particular no Minho, estão muito ancorados na inovação gerada pela EEUM. O programa destaca ainda para quarta-feira, às 15h00, o 42º aniversário da Escola e um debate que junta, no auditório nobre, os presidentes dos Municípios de Braga e Guimarães, respetivamente Ricardo Rio e Domingos Bragança, o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, o diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, Nuno Rodrigues, e o presidente da EEUM, João Monteiro.

Atividades para diversos públicos

Mas a Semana inicia já segunda-feira, no auditório B1.10 e na sala de reuniões da presidência, com sessões de esclarecimento para psicólogos, pais e diretores de agrupamentos escolares. A ideia é sensibilizá-los para o acesso ao ensino superior, os serviços de apoio na universidade e as saídas profissionais nas engenharias. No dia seguinte, terça-feira, são os próprios alunos do secundário a visitar os nove departamentos da EEUM: Engenharia Biológica, Civil, Eletrónica Industrial, Informática, Mecânica, Polímeros, Produção e Sistemas, Têxtil e Sistemas de Informação. Vão poder falar das 9h30 às 17h00 com cientistas, professores e estudantes dos vários cursos.

A quinta-feira tem início com a cerimónia de entrega das bolsas de estudo e mérito em Engenharia Civil, programa criado no âmbito de uma parceria entre a UMinho e empresas de Engenharia, Construção Civil e Obras Públicas. Neste dia há também apresentações de concursos de ideias e de gestão de carreira, promovidos pela Share e por Miguel Ribeiro Ferreira (Shark Tank). Decorrerá ainda a sessão plenária “Profissão: Engenheiro”, para elucidar quem dá os primeiros passos na carreira profissional, reunindo responsáveis da Ordem dos Engenheiros, IEFP, Caixa Geral de Depósitos, TecMinho e Liftoff. No último dia (sábado), às 9h00, realiza-se a cerimónia de graduação e entrega de diplomas e prémios de empresas e instituições parceiras.

“Um dos propósitos da Escola de Engenharia da UMinho é, indubitavelmente, contribuir para o crescimento e a valorização da região. Pretendemos discutir propostas de intervenção para reforçar a visibilidade e a capacidade de atração de alunos e de financiamento estratégico, em parceria com os agentes políticos e económicos”, refere o presidente João Monteiro, acrescentando que esta Semana é o maior evento anual de divulgação da EEUM junto da academia, do ensino secundário e da sociedade em geral.

Fonte: www.uminho.pt