Oficina CEER
 13-01-2017
UNIVERSIDADE GLOBAL CONSTITUI-SE NO DOURO

14 Universidades, 9 Países e 4 Continentes no I Encontro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães.

Realiza-se de 16 a 18 de janeiro de 2017, em Sabrosa e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o I Encontro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães (RUMA).

O Município de Sabrosa esteve na génese da ideia, em 2006, de criação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães - RMCM, tendo a mesma sido formalizada no dia 1 de fevereiro de 2013 em Sevilha, com o propósito de operacionalizar a realização de trabalhos que permitam ações conjuntas destinadas ao estudo, difusão e valorização de um facto universal extraordinário: A Primeira Volta ao Mundo (1519 – 1522), dirigida por Fernão de Magalhães. Entre as principais prioridades desta Rede está também a promoção do conhecimento e intercâmbio cultural, socioeconómico e ambiental, bem como a inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO do bem em série “Route of Magellan.First around the World”.

É neste contexto que surge a proposta de criação de uma Rede Mundial das Universidades de Magalhães para a investigação, a ciência e a cultura, que procura promover ações conjuntas de intercâmbio entre as universidades que a compõem, no âmbito da investigação, ciência e cultura, contribuindo para o desenvolvimento de projetos de interesse comum e transversal, bem como da sua democratização, colocando-os ao serviço da comunidade, da transmissão do conhecimento e dos grandes desafios enfrentados pela humanidade. A criação da RUMA, no âmbito da RMCM, usará o enorme significado dos feitos históricos que emanam da Primeira Viagem de Circum-navegação â Volta do Mundo, com projetos que envolverão contributos das diferentes disciplinas académicas para o desenvolvimento e a paz. O Município de Sabrosa e a UTAD, coorganizam este primeiro Encontro Mundial de Universidades de Magalhães que se realiza de 16 a 18 de janeiro de 2017 em Portugal, em Sabrosa e em Vila Real e contará com a participação de 14 Universidades dos territórios tocados por Magalhães, pertencentes a nove países e a quatro continentes, assim como a participação e apoio do Governo de Portugal e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Neste primeiro Encontro pretende-se ver debatidas as perspetivas das Universidades para a colaboração e cooperação do trabalho em rede, bem como analisar e aprovar os protocolos de constituição da RUMA e do seu envolvimento no processo de candidatura à inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO, do bem em série “Route of Magellan.First around the World”. Pretende-se ainda obter contributos por parte das Universidades para o enriquecimento do programa das comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação, bem como formas de participação da RUMA no mesmo.

Nota: Esta ação enquadra-se no projeto “Os locais e culturas da Primeira Viagem de Magalhães” do qual a Câmara Municipal de Sabrosa é a entidade promotora com comparticipação de fundos europeus (Feder) de 85%.

Fonte: www.utad.pt