Oficina CEER
 10-03-2017
SETE NOVAS IDEIAS DE NEGÓCIO SÃO APRESENTADAS QUARTA-FEIRA NA UMINHO

Pioneiro no país, o IdeaLab da TecMinho já apoiou 239 ideias e 534 empreendedores, dando origem a 39 empresas.

A TecMinho - interface da Universidade do Minho organiza esta quarta-feira, dia 15, a sessão final da 16ª edição do IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio, com a apresentação de sete novos projetos a um júri de personalidades convidadas. A abertura é às 14h00, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga, com a intervenção de Augusto Ferreira, diretor-geral da TecMinho.

Os projetos incluem uma aplicação web que reúne num só espaço empresas, investidores, bancos e consultores; produtos de base nanotecnológica para a conceção de fármacos; um sistema inteligente que aumenta a eficiência e gestão dos transportes públicos; soluções integradas de comunicação para a indústria têxtil, do vestuário, do calçado e afins; um serviço para analisar diversas espécies lipídicas, em particular as que estão associadas a doenças neurodegenerativas; equipamentos didáticos que funcionam a energia solar, fotovoltaica ou eólica; e, ainda, serviços de design de produto e gestão de design para PME.

Os empreendedores são de diferentes áreas do conhecimento, como bioquímica, biotecnologia, informática, design e marketing de moda, design de produto, engenharia mecânica, medicina e nanotecnologia. Desenvolveram as suas ideias e competências durante cinco meses, apoiados por consultores e elaborando um pré-plano de negócios, de forma a preparar o lançamento de uma empresa. O júri que os vai avaliar inclui representantes da Beta Capital, da In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, da Portugal Ventures e da SilicoLife. A entrada nesta sessão é livre, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 14 em www.tecminho.pt.

O IdeaLab é pioneiro nas universidades portuguesas, tendo desde 2009 apoiado 234 ideias de negócio de mais de 500 empreendedores ligados essencialmente à UMinho. Desta iniciativa saíram diversas empresas afirmadas no mercado, como Earbox, Geojustiça, Bag4Days e Cerveja Artesanal Letra. O IdeaLab é cofinanciado pelo Norte 2020 pelo projeto Restartup.

Próxima edição com inscrições abertas

Termina no próximo dia 17 de março o período de inscrições para a 17ª edição do IdeaLab, a decorrer entre março e julho no Departamento de Produção e Sistemas da UMinho, em Guimarães. Alunos, docentes, investigadores e diplomados de qualquer área podem concorrer individualmente ou em grupo até cinco elementos. Serão depois convidados para uma sessão de ideação a 22 e 23 de março, para melhor definirem o conceito a desenvolver com os tutores e consultores neste laboratório de experimentação, geração e desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, que é totalmente gratuito para os participantes.

Fonte: www.uminho.pt