Oficina CEER
 04-06-2008
Ciclo de Conferências "À volta do cérebro"

Decorrerá, no próximo dia 5 de Junho, pelas 21h30, a conferência “Genes, Ambiente e Esquizofrenia”, enquadrada no Ciclo de Conferências "À Volta do Cérebro".

A sessão, que terá como oradora a Professora Joana Palha, terá lugar no Fórum FNAC, do BragaParque.

Quase todos vimos o filme "Uma mente brilhante". E talvez nos lembremos de quanto tempo nos demorou a "dar conta" que havia um amigo "irreal". É como quando acordamos no meio de um sonho (bom ou mau), ou com a sensação de que "vamos tropeçar", de tão autêntico que nos parece o enredo, ou o perigo, ou o medo, ou a euforia, ou, ou, ou... Porquê?? Não sabemos.

Os doentes esquizofrénicos têm dificuldade em distinguir o real do imaginário, o que interfere drasticamente com a sua capacidade de interagir com os outros. Neste encontro falaremos um pouco do modo como os genes e o ambiente poderão contribuir para esta doença que afecta cerca de 1% da população mundial.

Joana Palha - CV
Joana Palha é professora associada na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Licenciou-se em Bioquímica na Universidade do Porto e doutorou-se em Ciências Biomédicas, na mesma Universidade. Parte do seu percurso como investigadora decorreu nos Estados Unidos, na Universidade de Columbia e na Universidade de Nova Iorque. Faz parte do corpo docente e de investigadores da Escola de Ciências da Saúde e do seu Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, na Universidade do Minho, desde a sua criação. Neste momento coordena trabalhos de investigação na área das neurociências, entre os quais estudos moleculares na esquizofrenia que aqui serão discutidos.