Oficina CEER
 31-01-2018
SEMANA DA ENGENHARIA DA UMINHO COM 2000 OPORTUNIDADES DE CARREIRA

Mais de 90 empresas estão no dia 6 em Guimarães. Programa geral tem o tema “Carreira – Futuro” e inclui ainda visitas, workshops, debates e diplomas.

Mais de 2000 oportunidades para jovens engenheiros, entre empregos e estágios, serão apresentadas no dia 6 de fevereiro na Universidade do Minho, em Guimarães, com a presença de mais de 90 empresas. Pela Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) vão distribuir-se, das 9h30 às 18h30, stands de empresas, sessões informativas, entrevistas ou detalhes sobre bolsas e projetos no país e no estrangeiro. A qualificação superior em Engenharia e Tecnologia garante elevada empregabilidade e muitas opções, particularmente para recém-graduados, mas o evento estará também aberto à comunidade em geral.

Para quem está a (re)começar a carreira, ou não decidiu que ramo seguir nas diversas engenharias, ou quer prosseguir para mestrado ou doutoramento, esta iniciativa pode fazer a diferença, permitindo, por exemplo, conversar de perto com as melhores instituições da área e esclarecer dúvidas com os próprios intervenientes. Os recrutadores, atentos aos perfis de formação mais cobiçados e às tendências do mercado global, não quiseram ficar de fora. Estará assegurada uma presença transversal de empresas nacionais e estrangeiras, de pequena e grande dimensão, dos serviços às diferentes indústrias, da inovação à melhoria de processos.

O evento insere-se na Semana da EEUM, que decorre de 1 a 7 de fevereiro, no campus de Azurém, sob o tema “Carreira - Futuro”, lançando o debate sobre a construção da carreira dos atuais alunos e futuros graduados e a ligação ao tecido empresarial. O programa destaca para quarta-feira, às 15h00, o 43º aniversário da Escola e um debate que junta, no auditório nobre, Célia Reis, CEO da Altran Portugal, Edite Barbosa, chief corporate development officer da Sonae Arauco, e o presidente da EEUM, João L. Monteiro, entre outros convidados, numa conversa sobre boas práticas na construção de carreira e aquisição de competências transversais.

Atividades para diversos públicos

A Semana da Escola inicia esta quinta-feira, com a sessão de esclarecimento sobre cursos de Engenharia e Tecnologia destinada a psicólogos, pais e encarregados de educação. A ideia é sensibilizá-los para o acesso ao ensino superior, os serviços de apoio na universidade e as saídas profissionais na área. No dia seguinte são os alunos do ensino secundário a visitar os nove departamentos da EEUM: Engenharia Biológica, Civil, Eletrónica Industrial, Informática, Mecânica, Polímeros, Produção e Sistemas, Têxtil e Sistemas de Informação. Vão poder falar, das 9h30 às 16h00, com cientistas, docentes e estudantes dos vários cursos da Escola.

No sábado, às 9h00, realiza-se a cerimónia de graduação e a entrega de diplomas e de prémios de empresas e instituições parceiras. Há ainda na segunda-feira a sessão plenária “Profissão: Engenheiro”, para elucidar quem dá os primeiros passos na carreira profissional, reunindo responsáveis de entidades como a Ordem dos Engenheiros, o IEFP e a Caixa Geral de Depósitos.

“Porque a carreira começa desde o primeiro dia de aulas, os nossos alunos têm ao dispor um conjunto de iniciativas, quer no âmbito dos seus planos de estudo, quer em atividades extracurriculares, que lhes permitem chegar ao mercado de trabalho com um percurso altamente diferenciador”, refere o presidente da EEUM. “Nesta edição vamos trazer todos ao debate sobre a construção da carreira – alunos, graduados, comunidade académica e empregadores –, numa conversa sobre as competências para o mercado de trabalho do futuro”, acrescenta João L. Monteiro. A Semana da Escola é o maior evento anual de divulgação da EEUM junto da academia, do ensino secundário e da sociedade em geral.

- Programa: www.eng.uminho.pt/pt/semanadaescola/seeum2018/Paginas/programa.aspx