Oficina CEER
 02-05-2018
CONGRESSO INTERNACIONAL DE OPTOMETRIA JUNTA MAIS DE 500 PARTICIPANTES NA UMINHO

O Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) promove este sábado e domingo o 15º Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga. O evento atinge novo recorde de participantes, com mais de cinco centenas de profissionais, estudantes e investigadores.

A sessão de abertura é às 9h00, com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o vice-presidente da ECUM, Maurício Fonseca, o diretor do Centro de Física, Mikhail Vasilevskiy, o diretor adjunto do Departamento de Física, Ricardo Mendes Ribeiro, e ainda a professora Madalena Lira, da comissão organizadora do evento. Segue-se a palestra inaugural “Função e futuro do optometrista na Europa e nos países latinos”, por Carlos Saona Santos, professor aposentado da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e que também lecionou na UMinho nos anos 90.

Ao longo dos dois dias serão abordados diversos temas emergentes, como a influência das novas tecnologias no sistema visual e na progressão da miopia, as terapias visuais, as lentes intraoculares e a neuroptometria. O programa inclui ainda uma sessão de comunicações livres e posters para a apresentação dos trabalhos mais relevantes realizados em diversos centros de investigação. "É a vida moderna má para os olhos das crianças?", “Miopia e patologia - qual é o número mágico?” e "A influência da atividade física nas habilidades visuais de futebolistas" são algumas das intervenções. O congresso tem forte apoio do tecido empresarial, com as principais empresas representadas em stands.

Além de discutir questões da optometria e ciências da visão, o evento pretende divulgar novos conhecimentos, os resultados das últimas investigações, as diretrizes de prática clínica e nova instrumentação. A formação ministrada tem acreditação da Comissão de Formação Contínua de Optometria da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO). O congresso tem-se consolidado como uma referência na formação e divulgação científica na Península Ibérica, espelhando o lugar de destaque que a UMinho tem no panorama do ensino superior e na área da Optometria e Ciências da Visão. Mais informações em ciocv.fisica.uminho.pt.

Fonte: www.uminho.pt