Oficina CEER
 22-05-2018
MINHO RECEBE O PRIMEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E PATRIMÓNIO CULTURAL

O evento acontece entre os dias 23 e 25 de maio em Braga, Viana do Castelo e Famalicão e contará com debates e workshops com especialistas internacionais e nacionais.

Sob o tema “Catering for a New Generation of Travellers”, o Minho recebe pela primeira vez o Congresso Internacional de Gastronomia e Património Cultural em Portugal. Durante três dias, de 23 a 25 de maio, especialistas nacionais e internacionais irão discutir a importância da herança gastronómica como motor da economia regional, cada vez mais voltada para o turismo sustentável e produção local.

O evento decorre em três cidades do Minho: Braga, Famalicão e Viana do Castelo contará com a presença de especialistas na área da gastronomia. Entre debates, conversas e workshops, os participantes que serão divididos em diferentes grupos de trabalho irão discutir as oportunidades e desafios das comunidades locais na construção de um turismo sustentável e na preservação da gastronomia local.

Espanha, Dinamarca ou Eslovénia são alguns dos países que estarão representados neste encontro internacional de gastronomia e património cultural.

“Ao juntar pessoas de diferentes países, pretendemos incentivar as pessoas ao diálogo, à troca de impressões e melhorar o turismo gastronómico da Europa”, explica Diane Dood, presidente e cofundadora do IGCAT (Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo) .

Dar ainda nota que a final do Minho Young Chef Awards acontecerá na AESacademy, em Vila Nova de Famalicão, no último dia do congresso, 25 de Maio. Aqui serão apresentados os pratos inovadores dos jovens chefs do Minho e o vencedor que irá representar a região no evento internacional em novembro, na Irlanda.

Para mais informações sobre o programa e inscrições no congresso: www.minhoin.com.

Diane Dodd, Presidente do IGCAT
Ao longo dos últimos 20 anos, tem dedicado a sua carreira à cultura e gastronomia europeia em grandes organizações como a OMT (Organização Mundial de Turismo), a UNESCO e a União Europeia. Criou o European Young Chef Award e é a coordenadora europeia do IFACCA (International Federation of Arts Councils and Cultural Agencies). Será também uma das juradas do Minho Young Chef Awards.

Sobre o MYCA:
A competição é organizada pelo Consórcio Minho IN – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho Cávado e Ave, pelo Instituto Internacional da Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), e pela Plataforma das Regiões Gastronómicas. Conhecida como a região verde de Portugal, a terra do bacalhau à minhota, das papas de sarrabulho, dos rojões, do cozido à portuguesa, do caldo verde e, para adoçar, conta ainda com o arroz doce, a aletria e os sonhos … nos últimos anos, tem vindo a desenvolver a sua gastronomia, aliando a tradição à inovação aos seus pratos, tentando corresponder às expectativas de um público cada vez mais exigente.

Alguma dúvida, por favor contatar:
CONSÓRCIO MINHO IN
+351 258 800 200
Rua Bernardo Abrunhosa, nº 105
4900-309 Viana do Castelo
Portugal
info@myca.pt