Oficina CEER
 02-07-2008
Exposição O Sorriso de Daniel

A partir do próximo dia 15 de Julho e até finais do mês de Agosto, a Sala de Exposições da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho vai acolher a exposição O Sorriso de Daniel.

Na inauguração que decorrerá no próximo dia 15 de Julho, pelas 15 horas estará presente o Presidente do Conselho da Cultura Galega, Prof. Doutor Ramon Villares.

O Sorriso de Daniel é uma exposição promovida pelo Consello da Cultura Galega, instituição encarregada de projectar no exterior a cultura galega, integrando a estrutura institucional da autonomia da Galiza, ainda que com independência face às instituições do governo.

O fio argumental da exposição está centrado em duas figuras muito distintas, mas emblemáticas, que sintetizam a mensagem e os objectivos da exposição. A primeira figura é o profeta Daniel, representado no Pórtico da Glória da catedral de Santiago de Compostela, o primeiro sorriso esculpido em pedra na Europa medieval e uma obra-prima do mestre Mateo. A outra figura é um outro Daniel, o polifacetado intelectual galego Daniel Castelao, exemplo notório do esforço na construção da identidade cultural e política da Galiza no século XX. Ambos representam a componente identitária, mas também universal, da cultura galega.

A exposição, tal como outras que o Conselho já promoveu, foi concebida como uma actividade de divulgação da riqueza cultural da Galiza, dirigida preferencialmente aos galegos que moram fora e aos não galegos que tenham interesse pela cultura galega. O seu objectivo é fazer uma apresentação global da cultura galega, quer do ponto de vista histórico, quer numa perspectiva mais actual.

Desde a sua criação em 1983, o Conselho da Cultura Galega tem vindo a realizar trabalhos de análise e preservação dos valores culturais galegos, e de projecção da cultura galega no exterior.

Esta Exposição que já esteve patente ao público no Salão Medieval da Universidade do Minho, em Braga, estará agora patente ao público até aos finais de Agosto na Casa Museu de Monção da Universidade do Minho.

HORÁRIO DA EXPOSIÇÃO:

Terça a Sexta-Feira: das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h30
Sábados: das 15h00 às 18h30
Segunda-Feira: Encerrado.
Mais informações em:
HYPERLINK"http://www.casamuseumoncao.uminho.pt/"www.casamuseumoncao.uminho.