Oficina CEER
 11-07-2008
INESC Porto pronto a ajudar as PME a inovar

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) pode, a partir de agora, no âmbito do QREN e como entidade do Sistema Científico e Tecnológico para o Vale I&DT e Vale Inovação, prestar serviços de consultoria às PME. A isto acrescem os serviços de apoio à inovação e os serviços ligados à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT).

Aquilo que podemos ler o comunicado de imprensa que nos chegou às mãos é revelador: “Com estes instrumentos, as PME podem recorrer ao INESC Porto para lhes prestar consultoria e as apoiar em projectos inovadores, bem como adquirir serviços de I&DT disponibilizados pelo instituto”. O INESC Porto fala que, desta forma, as empresas vão poder “melhorar os seus produtos, aumentar a produção, bem como incrementar a sua competitividade”. Afinal, o QREN, através dos seus programas, financia em 75% a aquisição deste tipo de serviços.

Lembramos ainda que, enquanto o Vale I&DT se destina a apoiar de, forma simplificada, a aquisição pelas PME de serviços, claro está, de I&DT a entidades do sistema científico e tecnológico para resposta a necessidades específicas da empresa, já o Vale Inovação surge com o objectivo, como o leitor já terá adivinhado, de apoiar a aquisição de serviços de consultoria e de suporte à inovação.