Oficina CEER
 18-07-2008
Alfredo Soeiro recebe o título de "EDEN Fellow"

Foi atribuído a Alfredo Soeiro, docente da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), o título de "EDEN (European Distance and E-Learning Network) Fellow", um título que representa o reconhecimento do mérito profissional atribuído a membros da NAP (Network of Academics and Professionals) que demonstraram excelência no exercício das suas funções no âmbito do ensino aberto e à distância.

Alfredo Soeiro recebeu o "EDEN Fellow Award" das mãos do Presidente Alain Tait no passado dia 11 de Julho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, durante a realização da XV conferência anual da European Distance and E-Learning Network, considerada uma das mais prestigiadas reuniões científicas organizadas no domínio do ensino à distância e do e-learning.

Alfredo Soeiro está envolvido nesta área como docente desde 1992, através da Educação Contínua, tendo também colaborado em projectos de e-learning do GATIUP, nomeadamente de âmbito europeu. "A minha primeira experiência foi a de ser moderador de uma sessão na Universidade de Leiden, na Holanda, em que se abordava a formação de médicos. Apercebi-me das potencialidades da educação à distância pelo impacto que provocou na audiência". Participou, em representação da Universidade do Porto, como parceiro, "em nove projectos Europeus na área de e-learning e como consultor em dois outros projectos", tendo sido ainda "por três vezes convidado pela Comissão Europeia como perito para avaliar projectos e como consultor". Percorrido este caminho foi, naturalmente, "com gosto" que assistiu e acompanhou "a criação e as actividades do GAEDIST (Gabinete de Apoio ao Ensino à Distância da U.Porto - 1999 a 2002) e do GATIUP na Reitoria para a promoção do e-learning".

É a primeira vez que um docente da U.Porto recebe este prémio, uma distinção que Alfredo Soeiro traduz como sendo "o reconhecimento da aposta da U.Porto no desenvolvimento do uso do e-learning pela comunidade académica. Foi uma política iniciada pelo anterior Reitor, Novais Barbosa, e desenvolvida e estimulada pelo actual Reitor, Marques dos Santos".

O docente da FEUP sublinha que "as actividades do GATIUP têm sido muito relevantes quer na forma quer no conteúdo", destacando, por exemplo, "os prémios e-learning anuais no valor de cinco mil Euros", já que são "únicos no País e representam uma aposta séria nesta área". Dada a "abertura da gestão da Universidade à participação nestes projectos" Alfredo Soeiro diz considerar "este prémio do EDEN mais da Universidade do Porto" do que seu, esperando que contribua para estimular "mais os docentes a envolverem-se nesta área quer no ensino quer na investigação". Uma área que Alfredo Soeiro considera "fundamental para o desenvolvimento da educação da Universidade do Porto quer a nível nacional quer internacional". AS / REIT

http://www.eden-online.org/eden.php?menuId=404