Oficina CEER
 16-07-2019
AS UNIVERSIDADES DO NORTE DE PORTUGAL E DA GALIZA JUNTAM-SE PARA CRIAR UMA “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS” NA EUROREGIÃO

Realizou-se no dia 11 de julho, na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, a reunião de lançamento do Projeto "Universidade sem Fronteiras" (UNISF), que será levado a cabo pelas seis universidades públicas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal - Universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo - e a Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais (CEER).

A formação universitária do futuro tem como elementos cruciais a internacionalização e a multidisciplinaridade. No momento em que as instituições europeias estão a incentivar a criação de alianças de universidades, as Universidades da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal desenvolveram um projeto que visa eliminar as barreiras administrativas e burocráticas na criação de pós-graduações conjuntas, programas de estudos inovadores, cooperativos, mais criativos e com uma componente transfronteiriça e multidisciplinar. Concretamente, o projeto UNISF prevê a criação de dois mestrados e dois doutoramentos, envolvendo as seis universidades.

Na reunião de lançamento do UNISF estiveram presentes Laurinda Leite, Vice-Reitora para a Educação e Carla Martins, Pró-Reitora da Internacionalização, da Universidade do Minho, instituição coordenadora do UNISF; Maria de Lurdes Fernandes, Vice-Reitora de Formação, Organização Académica e Relações Internacionais e Mónica Pissarra, Diretora do Serviço de Formação e Organização Académica, da Universidade do Porto; Artur Fernando Arede Correia Cristovão, Vice-Reitor de Planeamento e Internacionalização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Pilar Garcia de la Torre, Vice-Reitora de Internacionalização e Cooperação e Begoña Crespo Garcia, Diretora do Serviço de Relações Internacionais, da Universidade da Corunha; María Victoria Otero Espinar, Vice-Reitora de Titulações da Universidade de Santiago de Compostela; María Isabel Doval Ruiz, Vice-Reitora de Responsabilidade Social, Internacionalização e Cooperação da Universidade de Vigo; Valerià Paül Carril, Diretor e Antía Pose García e Tânia Lago, Técnicas, da Fundação CEER.

A UNISF foi aprovada na última convocatória do Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça, POCTEP, com um orçamento total de 1.492.212,45 euros, com uma subvenção do FEDER de 75%.

Fonte: www.uminho.pt

Mais informação em:

http://xornal.usc.gal/xornal/acontece/2019_07/noticia_0058.html

https://bomdia.lu/universidades-da-eurorregiao-criam-universidade-sem-fronteiras/

https://noticias.utad.pt/blog/2019/07/15/universidades-da-eurorregiao-aliam-se-para-criar-uma-universidade-sem-fronteiras/



https://www.uminho.pt/PT/siga-a-uminho/Paginas/Detalhe-do-evento.aspx?Codigo=54975