Oficina CEER
 21-07-2008
Patente europeia concedida à Universidade do Minho

No passado mês de Junho, foi concedida mais uma patente europeia, na área têxtil, à Universidade do Minho. Esta patente - Máquina Universal de Ensaios Multiaxiais, faz parte do portfólio de 71 patentes da UMinho que a TecMinho, no apoio que presta à gestão da Propriedade Industrial e comercialização de Ciência e Tecnologia da Universidade do Minho, gere e promove.

A Máquina Universal de Ensaios Multiaxiais, que integra o portfólio de tecnologias da Universidade do Minho (UM) e cuja patente nacional tinha sido já concedida em 2005, obteve agora a concessão da patente europeia pelo European Patent Office (EPO). Esta patente europeia Nº EP 20040775192 vem juntar-se a mais duas já concedidas em 2007 à UM: "Sistema de medição topográfica de ambas as superfícies da córnea", Nº EP 20010104270, da área da Física e "Tratamento de fibras de pêlo animal com proteases modificadas", Nº EP20020736309, da área Têxtil. As patentes concedidas em 2007 à UM representam cerca de 10% do total de patentes europeias concedidas a nível nacional, de acordo com o relatório anual do EPO, o que é bem demonstrador da qualidade da investigação desenvolvida na UM e da sua conversão em produtos e processos com aplicação industrial, cuja inovação e criatividade é reconhecida internacionalmente.

A tecnologia agora patenteada, desenvolvida pelos investigadores João Monteiro, Ana Rocha, Mário Lima, Júlio Martins, Mário Araújo, Carlos Couto e Fernando Mendes, é um equipamento que pretende avaliar o comportamento mecânico de estruturas planas como tecidos, têxteis técnicos, compósitos e laminados, através de forças de tensão, compressão e fadiga, aplicadas em 4 eixos a 45º (8 actuadores independentes).

Sendo a avaliação das propriedades mecânicas dos materiais fundamental para a caracterização e desenvolvimento de produtos, este equipamento apresenta vantagens competitivas para a Indústria pela sua versatilidade ao permitir testes uni, bi e multi-axiais, e pela confiança dos seus resultados, os quais podem ser reproduzidos e repetidos.

mais informações: http://www.tecminho.uminho.pt