Oficina CEER
 22-03-2022
UMINHO REALIZA SEMINÁRIO SOBRE CRIME E ARTE

Rui Vieira Nery entre os oito oradores, amanhã, em Braga.

O auditório nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), em Braga, acolhe esta terça-feira, das 10h00 às 17h30, o seminário “Crime e Arte”, que procura aproximar estas duas áreas.

De manhã vão intervir José Carlos de Miranda (Universidade Católica), João Lopes (Escola Superior de Teatro e Cinema), Fernando Redondo (Universidade de Santiago de Compostela) e Manuel Curado (UMinho). A partir das 14h30, é a vez de Rui Vieira Nery (Universidade Nova de Lisboa), Fernando Conde Monteiro, Joana Aguiar e Silva e Pedro Jacob Morais (todos da UMinho).

A ética e estética, a subjetividade e culpa em Hitchcock, o western clássico na ordem social, a vingança na literatura grega clássica ou o crime na ópera e nas comédias de Teixeira de Queiroz são alguns dos temas em debate.

A iniciativa da EDUM e do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) tem entrada livre, mediante inscrição em bit.ly/sca-2022-ins. Este evento multidisciplinar visa uma “aproximação às ciências criminais através do prisma polissémico da arte” e mostrar “a íntima conexão entre as diversas expressões estéticas e o crime enquanto fenómeno humano profundamente complexo”.

Fonte: uminho.pt