Oficina CEER
 23-09-2008
Noite dos Investigadores: Ciência na 1ª pessoa

No próximo dia 26 de Setembro, dezenas de investigadores da Universidade do Porto, das mais variadas áreas vão despir as batas brancas e abandonar os laboratórios, com o objectivo de se darem a conhecer às populações do Porto e de Matosinhos através de um programa intensivo de actividades interactivas. É essa a proposta da edição do Porto da Noite dos Investigadores 2008, um evento que vai decorrer em várias cidades europeias e que chega a Portugal com o apoio da Universidade do Porto.

Co-organizada por um consórcio que inclui a U.Porto, o Instituto Gulbenkian de Ciência e a empresa Inova+, a Noite dos Investigadores divide-se entre Porto e Lisboa com a missão de promover a Ciência que se faz no nosso país. No Porto, durante 11 horas (das 14 horas à 1 da madrugada), a Marginal de Matosinhos e o Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP) serão palco de uma Festa da Ciência onde a população poderá contactar com centistas "de carne e osso" através de experiências, descobertas e animação para todas as idades.

Iniciando o percurso pelo CAUP (Campo Alegre, junto ao Planetário), poder-se-á participar numa sessão de “speed dating”, uma actividade onde o visitante é convidado a conhecer a pessoa “por detrás do cientista” num encontro imediato de 5 minutos. Construir um relógio de sol, enfrentar um “Enxame de Hércules” e medir a distância entre a Terra e as estrelas são outras das missões possíveis no intervalo de um Café Científico ou de uma sessão de observação dos astros.

Já na Marginal de Matosinhos (junto ao Bar Titan), a “invasão” dos cientistas será assinalada pela presença do StarLab, um planetário móvel que permite observar os mais diversos fenómenos astronómicos. Simultaneamente, vai ser possível experimentar a vida nos oceanos a bordo do “Vaivém Oceanário”, partir à descoberta das "Salinas” por meio de jogos e de uma exposição, ou conhecer o mais talentoso “fotógrafo de Ciência”, cortesia da exposição “Retratos de um Cientista”.

A participação é livre em todas as actividades ainda que, para algumas, se aconselhe uma inscrição prévia (no caso das escolas) através do e-mail noiteinvestigadores@gmail.com.