Oficina CEER
 07-10-2008
Festival barómetro dos media digitais na cultura local

Decorre de 7 a 19 de Outubro, na cidade do Porto, o primeiro festival de media digitais comissariado por Heitor Alvelos (U.Porto) e Karen Gustafson (U. Texas). O Future Places, organizado pelo Programa UTAustin|Portugal, pretende ser uma celebração do potencial dos media digitais a nível local.

Partindo do princípio que os media digitais têm contribuído para o desenvolvimento de uma cultura e comunicação globais, ao Future Places interessa a aplicação de projectos que façam a diferença na nossa cidade e, consequentemente, no mundo que nos rodeia. O certame reúne especialistas das mais diversas áreas dos media digitais, e autores dos mais diversos projectos onde este desafio está presente - entre redes sociais, plataformas participativas, instalações públicas, concertos, vídeos e performances.

O programa do Festival conta com três workshops , a decorrer entre os dias 7, 8 e 9 de Outubro, e palestras conduzidas por oradores com afiliação académica e industrial. No dia 9 de Outubro, a sessão de abertura, a partir das 14h00, incluirá uma conferência de Caroline Frick sobre o Texas Archive of the Moving Image (15h15), uma videoconferência com Ana Nassar, coordenadora do Museu da Pessoa, no Brasil, e uma actuação do músico sueco BJNilsen, pelas 18h00, na Casa da Música.

Nos dias 10 e 11 de Outubro, a conferência Viewpoints on Digital Media and Local Cultures incluirá, entre outras, a comunicação de BJNilsen e Heitor Alvelos sobre field recordings e composição digital. No final, dezenas de Instituições portuguesas de Ensino Superior reunir-se-ão em redor do mote "estratégias para o desenvolvimento do ensino e investigação em media digitais em Portugal". No dia 11, pelas 19h00, será inaugurada, no átrio de Química do edifício da reitoria, uma exposição resultante dos trabalhos desenvolvidos na área do Digital Media pelos artistas portugueses e estrangeiros. A inauguração irá coincidir com o anuncio dos três projectos premiados. A exposição irá permanecer até 19 de Outubro.

O Programa UT Austin|Portugal (CoLab), lançado em Março de 2007 e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito das Parcerias para o Futuro, é um projecto de colaboração a longo prazo que visa contribuir para o reforço da investigação e do ensino pós-graduado em tecnologias emergentes, com particular ênfase nas áreas dos média e conteúdos digitais, formas avançadas de computação e matemática. O programa pretende também contribuir para a valorização económica da ciência e tecnologia desenvolvidas em Portugal e para o aumento da sua visibilidade internacional.

Qualquer pedido de esclarecimento adicional sobre o Future Places poderá ser encaminhado para: dmfestival@utaustinportugal.org. AS / REIT