Oficina CEER
 10-11-2008
Ciclo de animação cultural na UTAD

O Ciclo Cultural pretende ser um programa de animação cultural do Complexo Pedagógico da UTAD. É constituído por um conjunto de exposições de pintura, de fotografia, de palestras sobre temas variados, de conferências, de curtos momentos teatrais e musicais. As principais finalidades do Ciclo são o incentivo ao cultivo das mais variadas artes e a partilha das virtualidades artísticas e culturais com os outros.

Alguns eventos culturais serão mostrados, num primeiro momento, no Complexo Pedagógico da UTAD e, num segundo, serão exibidos na Biblioteca Municipal Dr. António Maria Mourinho, em Miranda do Douro. A primeira exposição de pintura, a decorrer durante todo o mês de Outubro, no Hall de entrada do Complexo Pedagógico, intitula-se “Olhares”. É uma exposição de aguarelas e óleos da Arq.ª Marina Costa, jovem licenciada em Arquitectura Paisagista pela UTAD.

Estão já a ser projectadas outras exposições, algumas palestras e conferências para os próximos meses. Será realizada, no mês de Novembro e Dezembro, uma exposição de fotografia a cores das “Páginas de Rosto dos Forais Manuelinos de Trás-os-Montes”. Trata-se de dar a conhecer um património histórico, linguístico e artístico custodiado em vários Museus e Bibliotecas da Região. A referida Mostra será acompanhada por uma palestra intitulada: “Os forais manuelinos de Trás-os-Montes”, em data a marcar.

Está, igualmente, a ser projectada uma exposição sobre: “Os linhos: uma arte esquecida”. Essa exibição será aberta com o visionamento de um filme realizado pelo Grupo Folclórico e Cultural As Lavradeiras do Vale do Sousa e com uma palestra intitulada: “Reavivar a cultura do linho” a proferir por Ana Perdigão. Haverá ainda, possivelmente, uma actuação do referido grupo, em data a agendar. No âmbito da “escrita popular”, serão executadas duas exposições: uma sobre “A escrita de ‘gente pouco importante’: mostra documental” - e outra, sobre “As ementas durienses da Quinta de Paço de Monsul de 1898 a 1936: um exemplo de escrita doméstica”. A primeira destas duas exposições será acompanhada de uma palestra denominada: “A escrita das pessoas comuns”, em data a indicar.

Pretendemos, ainda, realizar outras duas exposições documentais: uma, sobre a linha do caminho-de-ferro do Corgo: “Nos Caminhos do Corgo”, e uma outra, sobre a “História do Automobilismo em Vila Real”, ambas em data a marcar.

Relativamente ao agendamento de conferências, teremos entre nós, no início do ano de 2009, o Professor Doutor João Ferreira da Universidade de Brasília, ilustre pensador, literato, pedagogo e linguista que irá proferir uma conferência de alcance cultural, pedagógico e existencial, no Departamento de Letras, intitulada: "Pensadores jovens". O Padre Dr. João Parente, dando continuidade a uma conferência sobre História Local realizada no ano lectivo transacto, irá, no próximo ano, proferir uma conferência sobre: “O culto ofiolátrico na região de Vila Real”. Os dois conferencistas irão apresentar outras duas conferências, na Biblioteca Municipal Dr. António Maria Mourinho e no Centro de Estudos António Maria Mourinho (CEAMM), em Miranda do Douro, a convite da edilidade mirandesa.

O Professor Doutor João Ferreira apresentará uma conferência sobre “Pedagogia: ciência, arte, humanismo ou sensibilidade? - O caso da Professora Ermelinda da Glória Correia”. O Padre Dr. João Parente fará uma conferência sobre: “A Arqueologia da Região (Distrito de Vila Real)”. O Ciclo Cultural tem o apoio do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação do Departamento de Letras, na divulgação e participação em todas as actividades, sendo de realçar o trabalho empenhado de concepção gráfica e promoção dos eventos por parte de Carlos Almeida e Telma Silva, estudantes do 3.º Ano de Ciências da Comunicaçao.

Para máis informação:
http://cicloculturalutad.blogspot.com/