Oficina CEER
 17-11-2008
UMinho pede colaboração dos antigos estudantes para profundar o estudo da empregabilidade

Com o objectivo de reforçar a ligação aos antigos estudantes, a Universidade do Minho (UMinho) lançou, em Abril de 2008, o Portal AlumniUM. Entre as principais funções deste portal encontra-se o “observatório institucional”, que visa analisar a empregabilidade e o trajecto profissional dos diplomados. Este observatório permitirá à UMinho, não só obter informação sobre a situação e inserção profissional dos antigos estudantes, mas também compreender mais a fundo a adequação dos cursos que ministra às realidades e à evolução do mercado de trabalho.

Porque o sucesso do observatório depende da colaboração de todos os antigos estudantes, a Universidade está, neste momento, a promover uma série de acções, no sentido de os levar a visitar o portal AlumniUM.

Para acederem ao questionário sobre a empregabilidade, os diplomados terão que se registar no portal e dedicar alguns minutos na resposta às questões colocadas, que darão à UMinho dados cruciais para o desenvolvimento de um estudo completo e sistemático do percurso e situação profissional dos seus antigos estudantes.

Para além de colher informação sobre o trajecto profissional dos antigos estudantes, pretende-se também, através do Portal AlumniUM, promover a aprendizagem dos diplomados ao longo da vida, colher as percepções dos empregadores sobre a oferta educativa da Universidade e fomentar a empregabilidade dos diplomados.

Uma das acções a implementar passa pela oferta de 10 mp3, a sortear entre todos os antigos estudantes que tenham preenchido o questionário até final de Dezembro de 2008. O preenchimento do questionário dará ainda aos antigos estudantes acesso à Bolsa de Emprego.

Até à data estão registados cerca de 3 300 antigos estudantes e cerca de 370 entidades empregadoras.

A UMinho procura, assim, aumentar o seu contributo para o desenvolvimento de uma estratégia de apoio a todos os seus estudantes e diplomados no processo de desenvolvimento académico, profissional e sócio-cultural.

O acesso ao questionário sobre empregabilidade é efectuado a partir do Portal AlumniUM (http://alumni.uminho.pt ), onde se encontram também mais informações sobre o sorteio dos mp3.