Oficina CEER
 22-12-2008
Conferências do Grémio. Associação Cultural Serpa Pinto

A partir da mundividência do espaço social, geográfico, mental e histórico derivado do percurso biográfico do explorador, militar e político Alexandre Alberto de Serpa Pinto (1846-1900) a Associação Cultural Serpa Pinto, com sede em Cinfães, propõe a realização de conferências participativas subordinadas a várias temáticas, a realizar em locais distintos.

Período: Janeiro-Dezembro 2009. Últimos sábados de cada mês.

Locais: auditórios do Clube Literário do Porto / e da Casa da Cultura de Cinfães (alternadamente) e eventualmente em Lisboa a local ainda a designar.

Temas/áreas: Arte (Janeiro-Fevereiro), Sociedade (Março-Abril), Política Internacional e Diplomacia (Maio-Junho), Ecologia e Ambiente (Julho-Agosto), Interculturalidade e lusofonia ( Setembro-Outubro), História Contemporânea de Portugal (Novembro-Dezembro)

As comunicações propostas que se enquadrem nos objectivos acima referidos deverão ser entregues, até ao final de 2009, para publicação em formato impresso e ou digital, com ISBDN e possibilidade de distribuição internacional.

Para já aceitam-se propostas de comunicação oral até 15 de Janeiro de 2009, com a apresentação de um resumo que não deve exceder as 250 palavras, contactos do investigador/orador e identificação sumária e biográfica (linhas de investigação, universidade a que está ligado, trabalhos publicados, etc.).

Posteriormente cada investigador será contactado sobre as regras de apresentação das comunicações e referências sugeridas para a uniformização de todos os textos.

O júri constituído para a escolha das comunicações é constituído pela Professora Doutora Ester Vaz, socióloga, professora no Eseig; Doutor Manzambi Vuvu Fernando, museólogo e investigador; Mestre Nuno Resende, Historiador.