Oficina CEER
 17-02-2009
A U.Porto é a universidade portuguesa melhor posicionada no "Ranking Web das Universidades do Mundo

A U.Porto é a universidade portuguesa melhor posicionada no "Ranking Web das Universidades do Mundo" elaborado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, em Espanha.

O ranking classifica 4 mil instituições de ensino superior, em todo o mundo, sendo que a Universidade do Porto é a primeira universidade portuguesa a aparecer. Ocupa o 271º lugar. A bandeira nacional volta a surgir na 300ª posição, desta vez através da Univerisidade do Minho. As outras duas instituições portuguesas referidas neste ranking são as Universidades Técnica de Lisboa e a de Coimbra (em 374º e 378º lugares, respectivamente).

As instituições foram avaliadas segundo critérios como o número de páginas encontradas pelos motores de busca Google, Yahoo, Live Search e Exalead; número de visitas; variedade de ficheiros e os resultados de pesquisas no Google Scholar.

As primeiras 50 posições são, claramente, dominadas por instituições norte-americanas. No topo deste ranking estão o Massachussetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Stanford e Harvard. AS / REIT