No próximo dia 24 de Setembro, a restrita lista de Doutores Honoris Causa da Universidade do Porto irá contar com um novo membro. Trata-se de Luís Portela, antigo aluno da U.Porto e presidente do grupo Bial.
O facto de se tratar de um "exemplo de empreendedor que catapultou uma pequena empresa da área farmacêutica para uma empresa multinacional com reconhecimento internacional" é apenas uma das razões pelas quais a U.Porto decidiu atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Luís Portela . A instituição não esquece ainda os acordos de cooperação estabelecidos com dezenas de universidades, portuguesas e estrangeiras, para a realização conjunta de projectos de investigação e desenvolvimento
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), Luís Portela deu aulas de Psicofisiologia na U.Porto durante seis anos, tendo ainda dedicado três anos à prática clínica no Hospital de S. João. Aos 27 anos, porém, abdicou da carreira clínica e universitária para se dedicar à empresa que nasceu com o avô. Ao assumir a presidência dos Laboratórios Bial - cargo que mantém até hoje - iniciava a construção daquele que é hoje um organismo de referência no ramo da indústria farmacêutica.
Sob a liderança de Luís Portela, o grupo Bial tornou-se líder do mercado farmacêutico em Portugal, competindo lado a lado com as mais importantes empresas internacionais no sector. Prestes a lançar o "o primeiro medicamento português", o grupo destaca-se ainda pela promoção e incentivo à investigação na área da Saúde. Nesse sentido, a Fundação Bial atribui anualmente um dos prémios de maior relevância a nível europeu na área da saúde - o Prémio Bial - e Bolsas de Investigação Científica para projectos médico-científicos na área da psicofisiologia e parapsicologia.
Prestes a ver todo o seu trabalho reconhecido com a mais alta distinção da Universidade que o formou. Com sete livros publicados, Luís Portela foi condecorado, aos 40 anos, como Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República. Dez anos depois recebe a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Pelo meio, viu a Fundação Bial ser galardoada com o Prémio Corino de Andrade, que visa homenagear personalidades não médicas ou instituições que se notabilizem pela prestação de serviços relevantes à medicina.
A cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Luís Portela terá início às 9h30, na Reitoria da U.Porto. Entre os nomes com presença confirmada destaca-se o do ex-Presidente da República, Mário Soares, que será o padrinho do doutorando.