Oficina CEER
 08-09-2009
Arte e Ciência nos diferentes espaços da Universidade do Porto.

Ditam as leis da Ciência que os instrumentos do dentista servem para tratar... os dentes. Define por sua vez a Arte que a música se traduza, por convenção, em composições melódicas. Mas como definir um concerto a cargo de uma orquestra de brocas, tendo como palco um consultório? Esta é uma das muitas propostas surpreendentes do Nomadic.0910 – Encontros entre Arte e Ciência, o projecto que, a partir de 17 Setembro, vai levar ao limite o diálogo entre Arte e Ciência nos diferentes espaços da Universidade do Porto.

Procurando potenciar de forma inédita a relação entre as esferas artística e científica, o Nomadic.0910 aposta na geografia e nos saberes das várias faculdades e institutos de investigação da U.Porto para aproximar dois mundos nem sempre em sintonia. "Sempre existiu uma enorme dose de criatividade nas disciplinas científicas, e por outro lado a arte necessita cada vez mais de se legitimar como ciência", contrapõe Heitor Alvelos, comissário do evento a par de Maria Strecht Almeida.

Palavras que se configuram num projecto que, até Março de 2010, terá como protagonistas investigadores, professores e estudantes da U.Porto. A estes caberá dinamizar um programa de intervenções arte-ciência onde a imaginação é o limite. Entre exposições e performances, haverá celas de prisão transformadas em espaços de poesia e aulas abertas de "desenho híbrido". Para além de um ciclo de cinema sobre Ciência ("Sétima Ciência"), pela U.Porto irão ressoar composições musicais baseadas em princípios da Astrofísica ou da Biologia.

Ao despertar o potencial criativo existente na Universidade, o Nomadic.0910 constitui ainda um pretexto para várias acções conjuntas, como é exemplo a colaboração entre uma equipa do IPATIMUP e o Mestrado em Design da Imagem da FBAUP, que dará forma visual a questões da Genética. “Se estes cruzamentos derem frutos, podem vir a ser realizados projectos de investigação de maior longevidade”, perspectiva Heitor Alvelos, antecipando o “menu” da conferência que assinalará o encerramento do Nomadic.0910.

Certo é que o projecto não se irá limitar às fronteiras da academia. Para além da esperada participação de artistas nacionais e internacionais, a população em geral poderá dar o seu contributo participando em concursos nas áreas do cinema e da ilustração, tendo como denominador comum o tratamento de temas científicos.

Antes, porém, Ciência e Arte vão sentar-se à mesma mesa para os dois momentos inaugurais do Nomadic.0910. É já no próximo dia 17 de Setembro que a Reitoria da U.Porto acolhe a Conferência Internacional "Stories of Art and Science", que contará com a presença de especialistas de áreas como a Música, a Economia, a Anatomia, as Neurociências, o Cinema, o Design ou a Psicologia. Aberta a todos os interessados (mediante inscrição prévia), esta conferência servirá de palco de reflexão sobre temas que terão depois aplicabilidade nos vários momentos do evento.

Como aperitivo, os interessados poderão ainda passar pela "Design for Science", uma exposição itinerante da Universidade de Sunderland (Reino Unido) a inaugurar no mesmo dia. Comissariada por Shirley Wheeler, esta mostra explora a comunicação visual de ciência a partir do caso da Biologia Molecular, com trabalhos (fotografia, desenho, animação, entre outros) desenvolvidos por designers e ilustradores. Patente no Átrio de Química da Reitoria, a exposição estará aberta até 28 de Novembro, de terça-feira a sábado, entre o meio-dia e as 18 horas.

As inscrições para a Conferência inaugural do Nomadic.0910 estão abertas até dia 14 de Setembro e podem ser realizadas em http://nomadic.up.pt. Na página do evento estará ainda em permanente actualização todo o programa de actividades a desenvolver.