Oficina CEER
 12-09-2009
CMP, Águas do Porto e Faculdade de Belas Artes lançam Concurso Anual de Arte Pública

O Vereador do Pelouro da Cultura, Turismo e Lazer de Porto, Gonçalo Gonçalves, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Águas do Porto, Álvaro Castello-Branco, e o Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Francisco Laranjo, assinaram hoje um protocolo de colaboração para o lançamento de um Concurso Anual de Arte Pública, com o propósito de potenciar as iniciativas empreendedoras e empresariais dos licenciados em Belas Artes da Universidade do Porto.

"Este protocolo pretende dar maior visibilidade à FBAUP, motivar os seus antigos e actuais estudantes a trabalhar em projectos em prol da cidade. Estamos convencidos que, ao longo dos próximos anos, vão aparecer peças de arte pública interessantes", sublinhou Gonçalo Gonçalves, destacando também o papel desempenhado pelas Águas do Porto para a concretização do presente protocolo.

O concurso é dirigido a licenciados da FBAUP há menos de 10 anos, revestindo várias modalidades, nomeadamente, escultura, azulejaria, instalação. O Município vai disponibilizar para o efeito um espaço público, aberto a licenciados da Faculdade de Belas Artes, cuja materialização do projecto será suportada pelas Águas do Porto. "Este concurso vai dar visibilidade ao trabalho dos nossos estudantes e será de todo o interesse para a própria faculdade, para a cidade e o país", afirmou Francisco Laranjo.

O júri do concurso será composto por cinco elementos, sendo dois indicados pela FBAUP, um pela CMP, um pelas Águas do Porto e ainda um quinto elemento indicado pelas três instituições.

Este é o segundo protocolo que a CMP assina com a Faculdade de Belas Artes. Um primeiro visa dinamizar a Casa-Museu e Oficina António Carneiro, que reabriu recentemente depois de ter estado fechada durante dez anos.

A fotografía é um cadro de Filipe Rodigues, (V. N. de Gaia, 1978). Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2002. Pós graduação em Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2007.