Oficina CEER
 04-02-2010
Discursos sobre Arquitectura (Re)visitados na UPORTO

Cerca de vinte anos depois, é de Arquitectura que se volta a falar! O video da conferência de Fernando Távora de 1990 abre um ciclo que a Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP) e a Ordem dos Arquitectos vão promover, de 2 de Fevereiro a 20 de Abril, no Cinema Passos Manuel. Trata-se de uma iniciativa revisitada. Em 1990, a FAUP promoveu um ciclo de conferências/lições internacional, com o título "Discursos sobre Arquitectura", que trouxe à Faculdade um importante conjunto de convidados nacionais e estrangeiros, entre os quais se contavam nomes maiores da Arquitectura (muito premiados e respeitados) e outros que se afirmavam naquele período, atravessado ainda pelo eco das controvérsias associadas às linguagens pós-modernas.

A ideia, de grande alcance, centrava no Porto o debate contemporâneo sobre a Arquitectura, e na sua abertura crítica, fazia “acontecer” escola, até pela sua abrangência e extensão: teve três fases que se distribuiram pelos meses de Janeiro, Junho e Outubro/Novembro.

À distância de 20 anos, por iniciativa da Ordem dos Arquitectos (OASRN) em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, retoma-se esse ciclo, recontextualizando-o. Jorge Figueira (FAUP) é o comissário do evento "Discursos (Re)visitados - Ciclo de Vídeo" que, de 2 de Fevereiro a 20 de Abril, repõe os discursos do 1º ciclo: foram seleccionadas 10 conferências, que serão exibidas na sua versão original. A questão actual é, segundo o comissário, a de compreender o que resiste nesses discursos e, “olhando para trás (…) discutir o futuro da arquitectura”, esse também o motivo pelo qual a iniciativa conta com a participação activa de aquitectos e críticos nas apresentações video das conferências e nos debates.

Programa:

2 Fevereiro
FERNANDO TÁVORA, apresentação por Alexandre Alves Costa Debate: Eduardo Souto de Moura, Manuel Mendes, Carlos Machado

9 Fevereiro
DAVID CHIPPERFIELD, apresentação por Jorge Carvalho

23 Fevereiro
ÁLVARO SIZA, apresentação por Jorge Figueira

2 Março
KENNETH FRAMPTON, apresentação por Paulo Martins Barata

9 Março
JACQUES HERZOG, apresentado por João Pedro Serôdio

16 Março
PETER ZUMTHOR, apresentação por Paulo Providência

23 Março
JAMES STIRLING, apresentação por Sergio Fernandez

30 Março
BERNARDO SECCHI, apresentação por Nuno Portas

6 Abril
GIORGIO GRASSI, apresentação por Francisco Barata

20 Abril
RAFAEL MONEO, apresentação por Gonçalo Byrne Debate: Nuno Grande, Luís Tavares Pereira, Luís Santiago Baptista.

Terças-feiras, 21h30; Cinema Passos Manuel

Bilhete: 2.00 € . Local de venda: Sede da OASRN e Passos Manuel (bilhetes brevemente disponíveis) Contacto OASRN: T +351 222 074 251, Contacto FAUP : T +351 226 057 115.