Oficina CEER
 15-02-2010
Comemorações do 36º Aniversário da Universidade do Minho

A UMinho comemora, no próximo dia 17 de Fevereiro, o 36.º aniversário. A Cerimónia Solene Comemorativa da data decorrerá pelas 11h00 e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. Durante a cerimónia serão assinados quatro protocolos entre a UMinho e diversas Instituições. Será ainda entregue o Prémio de Mérito à Investigação.

As Instituições com as quais a Universidade formalizará parcerias são as seguintes:
· Laboratório Internacional de Nanotecnologia
· Câmara Municipal de Braga
· Fundação Cidade de Guimarães
· Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Contrato de Confiança

Intervirão na Sessão, o Reitor da Universidade do Minho, António Magalhães Cunha, o Presidente da Associação Académica, Luís Rodrigues, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

A Oração de Sapiência, intitulada Preservar o passado, construir o futuro: da teoria à prática, será proferida pelo Professor Doutor Paulo Lourenço, da Escola de Engenharia.

Posteriormente, será entregue o Prémio de Mérito à Investigação, implementado na Universidade do Minho, pela primeira vez em 2009.

Seguir-se-á a entrega dos Prémios Escolares, das Cartas Doutorais aos novos Doutores da UMinho e das Medalha da Universidade do Minho aos funcionários mais antigos.

As peças musicais serão interpretadas pelo Coro Académico da Universidade do Minho, acompanhado pelo Quinteto de Metais, com a Direcção do Maestro Rui Paulo Teixeira.

O Programa definido pela UMinho para as Comemorações do 36º Aniversário conta, também, para além da Cerimónia Solene Comemorativa do Aniversário da Universidade, com algumas outras actividades, das quais se destacam os:

» Concertos Comemorativos do 36º Aniversário da Universidade Orquestra de Câmara do Minho, Alunos da Licenciatura em Música da Universidade do Minho, dia 17 de Fevereiro, pelas 21h30, no Salão Medieval da Reitoria, e dia 18 de Fevereiro, à mesma hora, na Igreja de São Francisco, em Guimarães.

Solista: Ilya Grubert (violino)
Maestro Toby Hoffman

Suite para cordas e percussão de Jean Sibelius; Concerto para violino e orquestra em Ré Maior de I. Tschaikowsky; Sinfonia nº 7 em Lá Maior de Beethoven. Entrada Livre.