Oficina CEER
 16-02-2010
Workshop na UTAD vai mostrar os recursos das zonas fronteiriças: Estilos de vida saudável por descobrir

No próximo dia 25 de Fevereiro, entre as 9h e as 17h, realizar-se-á no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) o Workshop “Ciência, Percursos Pedestres, Recursos Naturais e Promoção da Saúde”, no âmbito do Projecto FLUVIAL - NUEVAS CIUDADES FLUVIALES DEL S. XXI, tendo o apoio do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB) da UTAD.

O Projecto FLUVIAL - NUEVAS CIUDADES FLUVIALES DEL S. XXI faz parte do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), englobando a participação dos Ayuntamientos de Zamora e de Toro, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, a Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O projecto está vocacionado para o desenvolvimento de uma região transfronteiriça economicamente mais diligente e com uma imagem de marca associada ao turismo de qualidade e sustentado em produtos resultantes da interacção entre a tecnologia, meio ambiente, cultura e promoção de um estilo de vida activo e saudável.

Através de comunicações orais realizadas por vários investigadores e técnicos de reconhecido mérito, o workshop pretende abordar o contributo técnico-científico da UTAD no estudo e implementação de percursos pedestres na região do Douro transfronteiriço, destacando os seus recursos naturais e a criação de envolvimentos promotores de maiores oportunidades de prática de actividade física. Os destinatários daquele evento são os estudantes do Ensino Superior e os Profissionais que actuam no âmbito da elaboração de produtos e serviços resultantes da interacção entre investigação científica, meio ambiente, cultura e promoção de um estilo de vida activo e saudável