Oficina CEER
 05-03-2007
A Universidade de Porto assina Programa UTAustin-Portugal

Na sequência de uma avaliação realizada por docentes e investigadores da University of Texas at Austin (UTA), que concluiu que "Portugal se encontra numa posição promissora para incrementar a inovação e a sua competitividade económica através da criação de riqueza e emprego baseados na educação e na investigação em ciência e tecnologia", é assinado hoje com algumas instituições da U. Porto um acordo de cooperação internacional, com a duração de cinco anos (até 2011).

Este acordo surge no âmbito da estratégia do Governo de promover a capacidade científica e tecnológica nacional e o reforço das instituições científicas portuguesas a nível internacional e conta com o envolvimento da U. Porto através das Faculdade de Belas Artes, Economia, Engenharia e Letras e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

Importa referir que a U. Porto dará o seu contributo nas áreas de Conteúdos Digitais e Empreendedorismo, contando com o «know-how» do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (unidade de I&D da U. Porto com «provas dadas» na área de tecnologia multimédia e sistemas digitais) e das faculdades da U. Porto (que em conjunto são responsáveis pelos cursos de Licenciatura em “Jornalismo e Multimédia” e de “Mestrado em Multimédia”).

A área de Conteúdos Digitais ("Digital Media"), em que o docente da FEUP Artur Pimenta Alves é co-director em Portugal, vai centrar-se na educação, investigação e desenvolvimento de negócio no que respeita aos conteúdos digitais, distribuição e produção de novos conteúdos. Esta área vai incluir a possibilidade de se realizarem mestrados profissionais e programas de doutoramento, que serão organizados conjuntamente com actividade de investigação, que envolverão investigadores e universidades de Portugal e UTAustin.

A UTEN ("University Technology Enterprise Network"), sob a alçada do professor José Manuel Mendonça (do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP) como director em Portugal, irá actuar no sentido de acelerar a formação de riqueza e criação de emprego em alvos estratégicos, de base científica e tecnológica, desenvolvendo programas de formação de excelência, inter-relacionados, e que atravessem fronteiras organizacionais e institucionais, suportando o objectivo comum de acelerar a inovação e a comercialização de tecnologia em empresas de base tecnológica.

A cerimónia inclui a apresentação do programa de colaboração, tendo por base o Relatório submetido ao Governo Português pela Universidade do Texas em Austin, que prevê a criação de um Co-Laboratório Internacional para Tecnologias Emergentes (International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab).

A cerimónia de lançamento do programa de colaboração entre o Estado português e a Universidade do Texas em Austin e a assinatura dos respectivos contratos e acordos de colaboração vai ter lugar no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

CS/FEUP+LMT/FBAUP