Oficina CEER
 07-07-2010
SOB A COORDENAÇÃO DE DOCENTE DA UTAD: DESCOBERTOS FÓSSEIS VEGETAIS COM MAIS DE 300 MILHÕES DE ANOS

Uma equipa de oito alunos do Ensino Secundário, integrada no Programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias e coordenada pelo docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Artur Abreu Sá, anunciou ter descoberto na passada semana em Arouca um conjunto de fósseis vegetais com mais de 300 milhões de anos.
Segundo a paleontólogo Artur Sá, que é também coordenador científico do Geoparque Arouca, trata-se de quinze espécies diferentes de plantas, todas do Período Carbónico. Esta nova descoberta, situada no vale do Rio Paiva, vai agora ser fotografada e estudada a fundo e deverá servir de tema também a artigos científicos a divulgar na IX Conferência da Rede Europeia de Geoparques da UNESCO, de 1 a 5 de Outubro, em Lesvos, na Grécia. Segundo Artur Sá, por essa altura espera-se que tais fósseis já estejam expostos no Museu Municipal de Arouca, para que possam ser apreciados pelo público.
Refira-se que os oito alunos que participaram na descoberta são provenientes de escolas de Albufeira, Amarante, Barreiro, Guimarães, Lisboa e Vizela. Para o coordenador da equipa, o seu envolvimento no processo é também interessante, porque vão entrar na universidade no próximo ano, e, estando ainda indecisos quanto ao seu futuro, a paleontologia pode agora ser uma opção.

Fonte: http://www.utad.pt