Oficina CEER
 12-07-2010
INVESTIGAÇÃO DA U.PORTO DOMINA NUTRITION AWARDS 2010

A Universidade do Porto volta a estar em destaque depois de ter conquistado metade (7) das 14 distinções atribuídas no âmbito dos Nutrition Awards 2010, uma iniciativa pioneira que tem como objectivo reconhecer e difundir projectos e serviços no campo da Nutrição em Portugal .

No total, o pecúlio da Universidade abrange 4 primeiros prémios (em 5 categorias) e 3 menções honrosas. Entre os premiados, estão investigadores das faculdades de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), Engenharia (FEUP) e de Medicina (FMUP), bem como do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP)e do Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP).

Dos projectos premiados, começa por se destacar a última versão do Adipsmeter, o inovador lipocalibrador wireless que valeu aos investigadores Teresa Restivo, Manuel Quintas, Carlos Silva, Teresa Amaral, Tiago Andrade, Fátima Chouzal (FEUP) o primeiro prémio na categoria de “Inovação”.

Também inovador é o estudo assinado por Renata Barros, mestre em Nutrição Clínica pela FCNAUP, vencedor na área de "Nutrição Clínica". Desenvolvido em colaboração com o Serviço de Imunoalergologia do Hospital de S. João e com a FMUP, o trabalho – intitulado "Obesidade, Alimentação Mediterrânica e Asma" - aponta para os benefícios da dieta mediterrânica ao nível do controlo da asma.

Prosseguimos para a categoria de "Qualidade e Segurança Alimentar", ao encontro das sempre indesejáveis salmonelas. Foi em torno daqueles agentes responsáveis por várias doenças de origem alimentar que girou o trabalho – "Epidemiologia da resistência a agentes antimicrobianos em Salmonella não tifóide" - das investigadoras Patrícia Antunes e Luísa Peixe (FCNAUP e o REQUIMTE / FFUP), vencedoras do primeiro prémio.

Não são os das salmonelas mas podem ser igualmente negativos os efeitos que o consumo de álcool, tabaco, anfetaminas e tetrahidrocanabinol (principal princípio activo do haxixe) durante a gravidez têm sobre o feto. A conclusão consta de um trabalho - “ Nutrição e gravidez: Estudos moleculares do transporte materno-fetal de glicose e ácido fólico” – realizado por João Ricardo Araújo, Elisa Keating e Maria de Fátima Martel, do Serviço de Bioquímica da FMUP, vencedores do Nutrition Award na categoria de“Investigação em Ciências da Nutrição”.

No que toca às menções honrosas, foram três, repartidas entre a FCNAUP e o ISPUP. Na área de “Saúde Pública” foi distinguido o SPARE, um software desenvolvido na FCNAUP que visa promover uma oferta mais equilibrada de refeições em ambiente escolar. Já na categoria de “Investigação em Ciências da Nutrição” (totalmente dominada pela U.Porto), foram premiados Andreia Oliveira (FMUP/ISPUP) e Vítor Hugo Teixeira (FCNAUP), autores, respectivamente, dos projectos “Alimentação, inflamação e doença coronária” e “Efeito da suplementação com antioxidantes no stress oxidativo, dano muscular e inflamação em atletas”.

Atribuídos no passado dia 30 de Junho de 2010, no Auditório do Infarmed (Lisboa), Os Nutrition Awards resultam de uma parceria entre a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e o Grupo GCI – Gestores de Comunicação Integrada e visam então “distinguir as entidades e/ou instituições que contribuem de forma mais activa e empenhada no desenvolvimento de projectos no âmbito da Inovação em Nutrição e na Investigação em Ciências da Nutrição”. Para além da U.Porto, esta primeira edição distinguiu ainda outras instituições do Ensino Superior, organismos públicos e empresas . (ver lista de vencedores: http://www.nutritionawards.pt/)

Fonte: http://noticias.up.pt