Oficina CEER
 16-07-2010
DE FÉRIAS, MAS MUITA CIÊNCIA NA BAGAGEM: UTAD PROMOVE GEOLOGIA NO VERÃO

No âmbito das acções do Programa Ciência Viva no Verão 2010, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar nos meses de Julho a Setembro um conjunto de actividades denominado “Geologia no Verão” que levará à descoberta pela população portuguesa de alguns dos territórios de maior interesse para esta ciência.

Quem aderir à iniciativa, cujas inscrições decorrem unicamente on line em www.cienciaviva.pt/veraocv), vai poder descobrir o Geoparque de Arouca, numa viagem ao passado da Terra, com histórias de antigos continentes e oceanos, ilustradas por fósseis de seres extintos há milhões de anos e encadernadas por uma paisagem deslumbrante marcada por montanhas, vales, rios e...gentes.
Ou vai poder, na Serra do Marão, descobrir as praias do passado nas montanhas de hoje, numa acção que incluirá visitas a locais onde se podem observar aspectos geológicos indicadores de ambientes que existiram num passado longínquo, desde há mais de 500 milhões de anos. São exemplo os ambientes oceânicos profundos, as orlas costeiras com praias arenosas, povoadas por braquiópodes e outros organismos, os vestígios da ocorrência de cataclismos como vulcanismo explosivo, sismos e maremotos.

Também no Douro Internacional, para além dos aspectos singulares que são permitidos observar pela existência das 3 barragens portugueses na visita ao Douro Norte (concelhos de Mogadouro e Miranda), far-se-á outra visita no troço do Douro Sul com paisagens emblemáticas e magníficas do Penedo Durão e as dobras e redobras da Ribeira do Mosteiro a que Guerra Junqueiro se referiu como "Trovões de Pedra".

Mas estas férias científicas contemplarão ainda, entre outras, visitas ao passado e presente mineiro na região de Rebordelo, Ervedosa e Murçós, visitas ao Alvão, ao Douro vinhateiro, aos granitos de Vila Pouca de Aguiar, aos caminhos da água de Vila Real, ao termalismo no Alto Tâmega, etc.