Oficina CEER
 21-07-2010
O MELHOR RUGBY DO MUNDO CHEGOU À CIDADE! (UPorto)

Na próxima quarta-feira, dia 21 de Julho, pelas 18 horas, as ruas da Baixa do Porto vão ser invadidas pelas centenas de atletas/estudantes de 19 nacionalidades diferentes que vão participar no Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens organizado pela Universidade do Porto. Num desfile que começa na Praça Gomes Teixeira (junto aos Leões) e termina na Avenida dos Aliados, em frente à Câmara Municipal, onde se realizará a cerimónia de arranque oficial do Campeonato do Mundial.

Recriando a Sessão de Abertura dos Jogos Olímpicos, as delegações dos 19 países vão desfilar pela Avenida com a placa do nome do país e a respectiva bandeira. A delegação portuguesa encerra o cortejo. Nos Aliados, a cerimónia vai contar ainda com o desfraldar da bandeira da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) e com a declaração oficial de abertura do Mundial Universitário de Rugby Sevens 2010.

Brasil, Guam, Japão, Líbano ou Quénia são algumas das selecções que poderemos ver em acção de 21 a 24 de Julho, no Estádio Bessa XXI. O certame conta com cerca de 500 jovens de todo o Mundo divididos por 16 equipas masculinas e 10 femininas. Espanha, Rússia e Itália são três das grandes favoritas para conquistar o troféu. Comandadas por Tomaz Morais, as selecções universitárias de Portugal, masculina e feminina, prometem lutar pelo pódio. Os vários jogos do Mundial Universitário de Rugby Sevens desenrolam-se todos os dias (21 a 24 de Julho) entre as 10 e as 19 horas. Cada jogo dura aproximadamente 20 minutos. Com entrada totalmente gratuita, o Mundial vai trazer a Portugal 26 selecções, masculinas e femininas, representantes de 19 nações. A organização espera que os adeptos de Rugby aproveitem a competição para conhecer melhor a modalidade Sevens no maior evento de Desporto Universitário alguma vez realizado em Portugal.

Acompanhe todas asas informações sobre o Mundial Universitário de Rugby Sevens 2010 em http://www.rugby2010.up.pt/.

Fonte: http://noticias.up.pt