Oficina CEER
 27-07-2010
RUGBY: PORTUGAL "UIVOU" MAIS ALTO NO BESSA

A selecção nacional masculina é a nova campeã mundial universitária de Rugby Sevens. Na final da competição, disputada este sábado no Estádio do Bessa, os “Lobos” derrotaram a Rússia por 35-17, culminando de forma histórica uma caminhada 100% vitoriosa no torneio organizado pela Universidade do Porto.

Jogada perante muito público, a final do IV Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens confirmou as expectativas de todos os que classificaram o primeiro jogo entre Portugal e Rússia (19 – 12 para as cores portuguesas), ainda na fase de grupos, como a final antecipada do torneio masculino. Tal como nessa partida - uma das mais renhidas do Mundial - o equilíbrio foi a nota dominante, ainda que Portugal tenha estado sempre na frente. Após um início fulgurante, assinalado com a conquista de 2 ensaios (14-0), a selecção nacional deixou que a Rússia se aproximasse por duas vezes ao longo da partida (14-10 e 21-17). Uma vantagem acabaria por ser alargada nos últimos minutos, consumando-se assim um dos mais brilhantes feitos do rugby nacional.

Assinale-se que Portugal só conheceu o sabor da vitória nos 8 jogos que disputou no Bessa, terminando com um impressionante saldo de pontos favoráveis: 321 marcados contra 46 sofridos. Para além das duas vitórias sobre a Rússia, a selecção “passeou” nas meias-finais, superando a Espanha por 35 – 0. Antes, na fase de grupos, o “sete” luso já havia derrotado a Bélgica (47-5), o Líbano (68-0), a Polónia por 50-7, a Itália por 17-0 e China Taipé por 50-5.

No final do jogo, o seleccionador nacional, Tomaz Morais mostrou-se-se “orgulhoso” pelo título conquistado. Não esquecendo o muito público presente nas bancadas do Bessa, o técnico luso falou de “um prémio para todos portugueses”, em especial para “os estudantes universitários".

Bronze no feminino.
Já no sector feminino, a selecção nacional falhou a oportunidade de conquistar o título mundial ao perder na meia-final com a equipa espanhola, nova campeã mundial, por 0-17. Ainda assim, as “Lobas” acabaram por subir ao pódio depois de baterem o Canadá por 5 – 0 no jogo pelo terceiro lugar, vingando desta forma a derrota na fase de grupos (12-34).

Na caminhada rumo ao "maior resultado de sempre do râguebi feminino português", nas palavras do seleccionador nacional Rui Carvoeira, as jogadoras portuguesas alcançaram ainda três vitórias no Grupo A: 55-0 frente ao Guam, 19-7 à Ucrânia e 19-0 à Itália no jogo que marcou a estreia das cores nacionais no Mundial.

Organizado pela Universidade do Porto e com entrada gratuita a toda a população, o IV Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens foi o maior evento internacional de desporto universitário alguma vez realizado em Portugal.

Fonte: http://noticias.up.pt