Oficina CEER
 31-08-2010
MAIS DE 5.300 ALUNOS NA UNIVERSIDADE JUNIOR 2010

No passado dia 23 de Julho, os espaços da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Rua Dr. Roberto Frias, s/n) vibraram com os ritmos febris da música electrónica. Foi um “concerto” especial com o grupo de jovens dos 15 aos 17 anos que passou uma semana de Julho a descobrir os segredos do processamento de voz na Casa da Música, no âmbito da “Universidade Júnior 2010”, e que agora mostraram, assim, o que aprenderam na sessão de encerramento do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário.

A decorrer desde 29 de Junho, a sexta edição da “Universidade Júnior” ofereceu a mais de 5.300 crianças e jovens de todo o país, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, mais de 120 actividades diferentes, a cargo das 14 faculdades e 69 centros de investigação da U. Porto. Nesta “feira das vocações” os jovens testaram todas as áreas de conhecimento leccionadas na U.Porto, a partir de programas especialmente concebidos para cada faixa etária.

Numa edição marcada pela integração de 1.110 jovens no programa de alojamento destinado aos jovens provenientes de localidades mais distantes do Porto, a “Universidade Júnior” conta, em 2010, com a colaboração de um número recorde – 45 – de câmaras municipais, entre muitas outras entidades parceiras.

A sessão de encerramento do primeiro momento da “Universidade Júnior 2010” contou com a presença de parte dos 5.300 participantes, bem como do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos.

A “Universidade Júnior 2010” terá um segundo momento na primeira quinzena de Setembro. É por essa altura que vão abrir as portas a Escola de Saúde, Escola de Física, Escola de Matemática e a Escola de Humanidades, programas vocacionados para a introdução à investigação científica dos melhores estudantes do ensino secundário (do 10.º e 11.º ano). TR / REIT

Fonte: http://noticias.up.pt