Oficina CEER
 31-08-2010
ABERTAS CANDIDATURAS AO PROGRAMA CAPES-FCT - ATÉ 30 DE SETEMBRO, 2010

Ao abrigo do acordo entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Brasil, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Portugal, estão abertas, até o dia 30 de Setembro, as candidaturas para o Programa CAPES-FCT.

O objectivo do programa é seleccionar projectos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vista ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior - IES do Brasil e de Portugal, visando a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. Ou seja, projectos de investigação que integrem Formação Avançada (doutoramento e pós-doutoramento).

As candidaturas deverão ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura à Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a equipa brasileira à CAPES.

A duração máxima do financiamento dos projectos será de dois anos, podendo ser renovado por mais um ano. O financiamento a conceder pela FCT diz respeito às despesas de viagem e estadia de elementos da equipa portuguesa no Brasil e tem um valor previsto de cerca de €5000 por projecto e por ano.

FCT: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/cooptrans/capes/ CAPES: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/portugal/fct

Fonte: http://noticias.up.pt