Oficina CEER
 06-09-2010
PROJECTO KIMERAA INICIA ESTUDO SOBRE O CLUSTER DO MAR NO ESPAÇO ATLÂNTICO

O projecto KIMERAA (Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Area) está a iniciar um estudo importante em termos da possibilidade de integrar as actividades ligadas ao cluster do mar no Espaço Atlântico. O estudo, coordenado pelo professor Philip Cooke, do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Cardiff, envolve também as universidades do Algarve, Porto e Huelva, MIK (uma unidade de pesquisa do País Basco em Espanha) e WestBic (um Business Innovation Centre da Irlanda). A análise irá detectar pontos de contacto com as actividades marítimas económicas nas regiões do Atlântico para facilitar o desenvolvimento de nichos de excelência. O estudo deverá estar concluído em Março de 2011, data em que será apresentado num seminário internacional na Universidade de Cardiff, País de Gales, Reino Unido.

A parceria KIMERAA reuniu-se entre 28 e 29 de Julho em Matalascañas (província de Huelva, em Espanha). A reunião realizou-se no CIECEM (Centro Internacional de Estudios y Convenciones Ecológicas Medioambientales), localizado no Parque Dune. O CIECEM é um centro de investigação andaluz ligado à Universidade de Huelva que se propõe a prestar serviços à comunidade científica envolvida na investigação e desenvolvimento ambiental. Na visita à província de Huelva, a parceria KIMERAA visitou vários locais marítimos de relevo. As empresas e unidades de investigação visitadas relacionam-se com diferentes áreas, tais como o turismo costeiro, aquacultura, biotecnologia azul e ecologia sublinhando a grande diversidade e ampla gama de actividades marítimas que devem ser considerados na estrutura deste cluster em particular.

O projecto KIMERAA visa desenvolver nichos económicos de excelência através da criação de fortes ligações entre empresas e organizações científicas, focando as ciências e actividades marinhas, contribuindo para o avanço das economias regionais do Atlântico. Para este objectivo é necessário articular os canais para a transferência de conhecimento nas regiões do Espaço Atlântico, ligando os diferentes actores institucionais que podem intervir na economia marítima. O projecto inclui a organização centrada em investigação, apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) e transferência de conhecimentos a partir de Portugal, Espanha, País de Gales e da Irlanda. Prevê-se a criação de uma rede de organizações que possam apoiar as actividades avançadas e à consolidação de um cluster do mar.

O projecto KIMERAA, liderado pela UAlg e a ser desenvolvido entre 2010 e 2012, é co-financiado pelo Programa Operacional Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: http://sigarra.up.pt/