Oficina CEER
 23-09-2010
U.PORTO NA MOSTRA PORTUGAL TECNOLÓGICO 2010

Maior mostra de tecnologia e inovação do País decorre de 22 a 22 de Set., em Lisboa.

A Universidade do Porto vai estar presente na Mostra "Portugal Tecnológico 2010", promovida no âmbito do Plano Tecnológico, que terá lugar entre os dias 22 e 26 de Setembro na FIL - Parque das Nações, em Lisboa.

Para além do stand dedicado à promoção e divulgação da Universidade, o INESC Porto LA e o INEGI vão também estar presentes com alguns projectos inovadores.

É o caso de um robô subaquático autónomo, do INESC Porto LA, cujo objectivo é controlar parâmetros de qualidade da água e presença de efluentes em rios e no mar. Para além da monitorização dos parâmetros da água, este robô tem ainda capacidade para monitorizar estruturas submersas.

O INEGI também vai estar presente com mais projectos. Um deles trata-se de um sistema de protecção térmica para satélites da ESA. Portugal e Alemanha estão a cooperar no desenvolvimento do fabrico de sistemas de protecção térmica passivos para satélites e componentes que irão ser usados em missões da European Space Agency (ESA).

INEGI, HPS Portugal, CITEVE e HPS-GmbH são as instituições envolvidas neste projecto intitulado Isolamento Multi-camada (MLI, do inglês Multi-layer Insulation). Trata-se de um sistema de protecção térmica que consiste em camadas de material reflector da luz solar que é tecido e costurado em forma de cobertor. Este "cobertor" é depois usado para revestir o satélite ou componentes e, assim, evitar que a radiação solar aqueça demasiado o interior do satélite.

A Mostra "Portugal Tecnológico" é a maior mostra de tecnologia e inovação do País. A edição de 2010, subordinada ao tema "Portugal Tecnológico, a liderar o futuro", servirá de palco para a apresentação de algumas das mais inovadoras soluções que contribuem para o sucesso do País e das Regiões, para o bem-estar das populações e para o aumento da capacidade exportadora da economia portuguesa.

Fonte: http://sigarra.up.pt